quinta-feira, 28 de junho de 2012

O artesanal que faz a cabeça da criançada

Casa de vó é sempre uma delícia: comida gostosa, aventuras em série e brinquedos diferentes, que levam a assinatura do "feito a mão".      


Caça-tesouro formigas da Dani Lessa

O conceito artesanal é o carro chefe da designer Dani Lessa, que solta a imaginação e se inspira nos tempos da vovó para desenvolver caça-tesouros com bolinhas de isopor e boliche de invasores piratas feitos com retalhos de tecido.

Boliche pirata da Dani Lessa

Na Très Jolie, além dos brinquedos educativos e pra lá de divertidos, há mochilas de super-heróis, bailarinas e monstrinhos e toalhas de banho de bichinhos que são um verdadeiro aconchego. Opções para divertir o dia a dia dos pequenos, do jeitinho fofo e com cara das coisas que só a vovó sabe fazer

Toalha tartaruga da Dani Lessa
Mochila Monstro da Dani Lessa

terça-feira, 26 de junho de 2012

A importância da amamentação


Foto: Reprodução/Internet

Na entrevista abaixo você confere as dicas da nutricionista Vânia Barberan sobre amamentação.  Durante a conversa, ela explica alguns mitos e verdades e reforça o valor desse momento particular entre mãe e filho. 


Très Jolie - Até qual idade é recomendado o leite materno como fonte de alimentação?

VâniaO leite materno como única fonte de alimento deve ser oferecido à criança, no mínimo, até os quatro meses de idade sendo ideal até o o sexto. A amamentação deve continuar como parte da dieta diária até os 2 anos.

Très Jolie - Quais são os principais nutrientes que o bebê necessita e que a mãe oferece através do leite materno?

VâniaO leite materno oferece todos os nutrientes necessários para a alimentação da criança, principalmente se for o seu filho. A mãe oferece imunidade específica para o ambiente em que vivem, os nutrientes apropriados para cada fase de crescimento e a quantidade de gordura e proteína ideais, já conhecidos do bebê desde a gestação.


Très Jolie - É necessário que a mãe faça alguma alteração no seu cardápio antes do bebê nascer para melhorar a produção de leite?

VâniaAlgumas linhas de estudo sugerem que a mãe que apresenta alergia ou pouca tolerância a determinados alimentos não façam uso deles durante a gestação. Assim, ela evita contratempos e poupa a criança de ser apresentado a algum alergênico antes de nascer. Eu sou a favor da alimentação mais básica e equilibrada, de preferência, sem a introdução de alimentos novos.
Foto: Reprodução/Internet
Très Jolie - Depois que o bebê já está mamando regularmente, a mãe ainda precisa manter uma dieta especial? Qual seria essa dieta e por quê?

VâniaA mãe não precisa de dieta especial; a sugestão é a mesma para a alimentação na gravidez: não comer nada que ela já saiba ter pouca tolerância e alimentos novos. Sugiro somente o aumento de fibras na dieta e muita água.
A idéia de que alguns alimentos são bons para aumentar a produção de leite como canjica ou cerveja preta, é um equívoco. A canjica é feita com leite de vaca (caso essa mãe não consuma com frequência, não sugiro o seu uso) e é muito calórica. Já a cerveja preta é um “não absoluto”, a mãe não pode fazer uso de nenhuma bebida alcoólica durante a gestação e a amamentação. 

Très Jolie - Algumas mães dizem que o leite "está secando", existe uma maneira de estimular a produção de leite através da alimentação?

VâniaA produção do leite é sempre proporcional à oferta. É possível que a mãe esteja oferecendo menos ou durante um tempo menor o peito à criança do que o leite “secar” por um motivo externo. Algo que tem sido relatado com relação à diminuição da produção de leite é o stress vivido pela mãe, seja porque vai voltar a trabalhar ou por outras questões. O retorno ao trabalho não é um problema, já que a mãe poderá amamentar a noite e antes de sair pela manhã; o que fará com que a produção de leite se adeque aos horários da criança.
Outra possibilidade do leite estar diminuindo se dá por conta da oferta de outros alimentos para a criança, como chás e frutas/sucos. O leite materno tem textura “rala”, então quando a mãe oferta outro tipo de alimento faz com que o bebê entenda como substituição da mamada. Em seguida, a quantidade de leite sugada por ele será menor, o que, automaticamente, diminuirá a produção.

Très Jolie - A mãe moderna precisa voltar ao trabalho em 4 ou 6 meses após o nascimento do bebê, quais são as dicas para manter a amamentação? Como promover um desmame menos traumático para ambos?

VâniaNão vejo necessidade do desmame, a criança pode ser amamentada durante o período noturno e/ou outro possível na agenda da mãe. O corpo se adequa à produção, o incômodo de leite vazando vai ocorrer somente durante uma semana, depois estabiliza nos horários das mamadas.

Foto: Reprodução/Internet

É importante ressaltar que mesmo quando a criança já pode ter acesso a alimentos comuns, a amamentação deve ser mantida e essa nova introdução deve ser gradativa. Utilizar mamadeiras no processo de alimentação complementar dificulta a aceitação da criança a frutas e legumes. Oferecer os alimentos em colheres e copos ajuda nesse momento e, de preferência, que o único leite que a criança tome seja o da mãe.

Très Jolie - Qual é a maneira mais correta de armazenar o leite materno extraído por ordenha?

VâniaExistem algumas formas de ordenha, mas é fundamental que a escolhida pela mãe mantenha integridade do bico do seio. Todo leite extraído deve ser armazenado em um pote de vidro esterilizado e na geladeira. Quando for dar para a criança, o leite deve ser amornado e oferecido em colher ou copo.
Eu, particularmente, gosto de lembrar que do nascimento de uma criança à fase da amamentação é um período muito curto na vida de qualquer pessoa. São de 4 a 6 meses em que essa mãe está em contato com a criança que ela tanto desejou. É um período muito curto em uma vida inteira e acho que se fala muito pouco desse custo benefício, que é tão positivo para mãe e filho.

Très Jolie - É aconselhável manter o leite materno através do armazenamento ou começar com leite industrializado? Entre o leite industrializado e a iniciação em frutas e papinhas qual é mais saudável?

VâniaSugiro sempre a utilização de frutas e papinhas quando não for possível o aleitamento materno, de preferência, mamado na mãe. A introdução do leite industrializado é sempre uma premissa para acabar a amamentação, que pode ser provida pela mãe à noite ou pela manhã. Ao longo do dia, a criança pode consumir grãos, cereais, frutas, legumes, castanhas (oleaginosas) e carnes, cada um no devido tempo. Não há a necessidade da introdução de leite de outra espécie animal se a criança apresentar um bom desenvolvimento.

Très Jolie - Quando começa a introdução de novos alimentos na vida do bebê?

VâniaNo caso da mãe que estiver em licença maternidade, a introdução de novos alimentos pode ocorrer a partir do 4º mês, sempre mantendo a amamentação. Inicialmente, somente o lanche da manhã, depois o almoço e vai aumentando gradativamente até cobrir o horário em que a mãe estiver fora de casa.
Lembrando que essa introdução é um processo e pode ser necessária uma mesma apresentação por várias vezes, o que vai requerer muita paciência. Cabe informar que um indivíduo pode/deve ser apresentado de 15 a 20 vezes para começar a entendê-lo como alimento, o que não ocorre com o leite materno, a criança vem ávida por ele!

Vânia Barberan é nutricionista e colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas do Estado do Rio de Janeiro  e da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro.

CRN4-08100991 
Tel.: 2266-1614 // 8871-9190

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Programação infantil do 3º Salão de Leitura de Niterói


Que tal estimular o hábito da leitura, pra lá de saudável e gostoso, nos seus pequenos neste final de semana? Neste final de semana começa o 3º Salão de Leitura de Niterói, que acontece no em diversos locais da cidade e contará com várias atrações divertidas para diferentes preferências. Da uma olhada no que vem por aí:

Foto: Internet
23/6 – SÁBADO
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h- "Brinquedos Criativos"- com Graça Porto
11h – Contando e ouvindo histórias – Francisco Gregório e Benita Prieto / Mediador - Júlio Diniz
SALA MÁRIO LAGO
14h- Oficina "Brinquedos Criativos"- com Graça Porto
TEATRO POPULAR DE NITERÓI
14h – Show Trupicada

24/6 – DOMINGO
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
11h – Contando e ouvindo histórias – Júlio Emílio Braz e Ilan Brenman / Mediadora – Adriana Maciel
TEATRO POPULAR
14h – CLIPIPOCA - SHOW com ZÉ ZUCA e BANDA DE BRINQUEDO
16h - Grupo Beart - Sarau do Sambaranha

Kiara Terra
Foto: Internet
25/6 – SEGUNDA-FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h – Contando e ouvindo histórias - Bia Bedran e Celso Sisto / Mediadora - Lúcia Fidalgo
SALA NOEL ROSA
11h- Lançamento –" Menina-menina, princesa de Lama"- Rosane Vilella- Editora Paulinas
TEATRO POPULAR
14h – Performance literária com contação de histórias – Kiara Terra


26/6 – TERÇA-FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h- Contando e ouvindo histórias – José Mauro Brant e Augusto Pessôa / Mediadora – Lúcia Fidalgo
TEATRO POPULAR
14h – Contação de Histórias - Grupo Confabulando

Peça teatral "Contos de Fada" 
Foto: Internet


27/6 – QUARTA-FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h - Contando e ouvindo histórias– Maria Clara Cavalcanti e Ana Cretton/ Mediador – Miguel Jost
14h – Lançamento – "Era uma vez"- Cacau Vilardo - Editora Paulinas
TEATRO POPULAR
14h – Show - Leda Lessa - Cantando Sylvia Orthof
16h - Peça Teatral –" Contos de Fada"- Danielle Fritzen




28/6 – QUINTA-FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h - Contando e ouvindo histórias - Jiddu Saldanha e Glauter Barros Mediador – Miguel Jost
SALA NOEL ROSA
15h – Conversa com o autor – Danielle Fritzen ( Luna, a Sonhadora, Luna e a Cartola Mágica, Luna e uma História Encantada, Meu Herói da Paz)
TEATRO POPULAR
14h – Show "HISTÓRIAS PRA BOI DORMIR" - Laura Telles e Viviane Neto
29/6 – SEXTA- FEIRA
SALA BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
10h – Contando e ouvindo histórias – Margarida Botelho e Andrea Taubman / mediador – Adriana Maciel
SALA NOEL ROSA
14h- Palestra e Lançamento –"Trajetória de uma Escritora –"Eva" Margarida Botelho - Editora Paulinas
TEATRO POPULAR
14h – Show "A Árvore que Contava Sonhos" – Ilana Pogrebinschi Szpilman

Bia Bedran
Foto: Internet
30/6 – SÁBADO
TEATRO POPULAR
14h – Show - Bia Bedran
16h – Show - "Brincantes do Palavra Cantada"
18h – Orquestra APRENDIZ

Agora é só escolher e conferir (ou então visitar todos)! 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Carolina Barberan dá dicas para uma festa do pijama feliz (para você e para as crianças!)


A partir dos 2 anos de idade a criança começa a perceber que o outro existe mesmo quando ela não o está olhando, então começam a surgir questões sobre seus amiguinhos. Como eles são quando não estamos vendo? Como é sua casa? Sua família? Seus brinquedos? Esses questionamentos do imaginário dão início a um momento exploratório no sentido de conhecer mais o outro.
Assim, começam as brincadeiras, revezam-se as casas, mas em algum momento (isso irá variar de criança para criança) surge a ideia do “posso dormir aqui?” ou “mãe, ele(a) pode dormir aqui?”. Esse é um excelente momento para a criança aprender a sociabilizar com outras pessoas na ausência da família e de pessoas a que já está acostumada. Lembrando que é muito importante que ela esteja segura de que nada do que conhece vai ter mudado quando voltar, todos estarão ali esperando por ela com muito carinho.
Uma festa do pijama pode ser a oportunidade de reunir os amiguinhos e ter esta divertida experiência! Entretanto, não pode ser uma ocasião para você se descabelar. Para te ajudar, eu preparei um roteiro cheio de ideias para fazer a festa do pijama ser um sucesso!


- Certifique-se da rotina dos convidados, se jantam comida, se já comeram, se tem alergias, enfim, precauções normais que costumamos esquecer na hora do nervosismo, além dos telefones de contato dos pais;
- Deixe os convidados confortáveis em sua casa: apresente os espaços, o banheiro, onde consegue água e etc;
- Monte, junto com as crianças, um espaço legal para brincarem, faça uma cabana de lençol, e junte brinquedos que proporcionarão uma brincadeira mais contida. Evite propor agitações, afinal, eles irão dormir em breve;
- Proponha um jogo e participe! Uma disputa de mímica é bem legal para ser realizada. Primeiro você ensina como é a brincadeira, depois você vai dizendo as palavras que eles terão que mimetizar e adivinhar. Se a criança ficar tímida, dê-lhe uma folha de papel para que ao invés da mímica, faça o desenho do que tem que ser adivinhado;
- Sirva um lanchinho! Chame-os para te ajudar a preparar, corte frutas, ofereça um suco, água, biscoitos e pãezinhos e quem sabe até um bolo de chocolate. Hum...;
- Depois de lambuzar-se, hora da limpeza. Afinal, tem suor de mímica, misturado com açúcar e farelo do lanche! Um banho quentinho vai cair super bem e dar o tom do soninho;
- Lápis, giz e papel: é hora de desenhar! De volta para a cabaninha, ou espaço de brincar, estimule-os a fazer desenhos;
- Respire um pouco! Agora eles devem estar brincando de novo com os brinquedos que ficaram na cabaninha!
- Os pequenos já estão bocejando, hora de escovar os dentes. Faça isso de uma forma divertida e não uma obrigação, senão tudo pode desandar!
- Para a cama relaxar! Não é para ir dormir, e sim para relaxar. Deixe o quarto com pouca luz, arrume as camas de uma forma bem confortável, certifique-se de que não estarão nem com frio e nem suando em baixo das cobertas. Que tal agora contar uma história? Uma de cabeça, uma inventada, ou mesmo uma que eles possam te ajudar a inventar... Colocar uma música tranquila bem baixinho também vai ajudar e o sono vai chegando, vai chegando...


Fácil, não? Coloque em prática! Combine com as mães dos amiguinhos! Esse revezamento de casas não será cansativo para quem recebe e será uma boa para quem deixou o(a) filho(a) poder descansar também!

*Dicas: 


Os brinquedos para a cabaninha podem ser de montar também, não somente os de encaixe;
Fique de olho, mas deixe que eles curtam as brincadeiras que fizerem, intervenha apenas se desandar em correria, brigas ou gritos.




Carolina Barberan é arte educadora, bacharel em História da Arte e contadora de histórias.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Anarriê!




Prepare os pequeninos porque a temporada de festas juninas já começou! E como não poderia deixar de ser, a Très Jolie não ficou de fora e pensou em vários looks fofos e coloridos para deixar os filhotes "nos trinques" enquanto se deliciam com salsichão, cocada, pé de moleque...


Ficou na dúvida sobre onde levar a turminha? Confira aqui as opções dos clubes de Niterói:

Country Club – 15 e 16/06 a partir das 17h. Sócio não paga e menores de 10 anos e o valor para não sócio é de R$ 20,00;
Central - 15 e 16/06 a partir das 18h. Sócio não paga e o valor para não sócio é de R$ 5,00;
Clube Português – 16/06 a partir das 11h. Entrada: alimento não perecível ou fralda descartável;
AABB Piratininga – 22 e 23/06 a partir das 18h. Valor para sócio R$3,00 e para não sócio R$ 7,00;
Praia Clube – 22 e 23/06 a partir das 19h. Sócio não paga e menores de 5 anos e o valor para não sócio adulto é de R$ 20,00 e de 5 até 12 anos R$ 10,00;
Iate Clube Brasileiro – 06 e 07/07 a partir das 18h. Sócio leva 1 kg de alimento não perecível e o valor para não sócio é de R$ 10,00; 
AABB São Francisco – Festa Country 07/07 a partir das 21h. Valor para sócio R$ 15,00 e para não sócio R$ 25,00;
Clube Naval – 07 e 08/07 a partir das 18h. Sócio não paga e o valor para não sócio é de R$ 10,00;
Pampo Itacoatiara – 06 e 07/07 a partir das 18h. Valor de R$ 5,00 + 1 alimento não perecível.

Com tanta festança por aí, não vai faltar fogueira pra pular! O visual a Très Jolie garante! ;)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Uma dupla de sucesso


Foi o amor pela música que uniu, há mais de 15 anos, a dupla Glorinha e Renato.  Juntos, eles criam e produzem o seu próprio trabalho, que consiste em divertir e estimular as crianças, jovens e adultos a conhecer e adotar valores melhores em relação a vida, através da música. Cada nota produzida por eles é dedicada a sensibilidade, a conscientização ambiental, às brincadeiras e à intimidade. Na Très Jolie, eles já encantaram o público em diversas apresentações. Conheça um pouco da história dessa dupla:

Renato e Glorinha 
Foto: Divulgação

Très Jolie - Porque você faz música para criança?

Glorinha - Eu componho desde a adolescência e sempre fiz músicas desvinculadas de faixa etária. Contudo, o universo infantil é muito rico e interessante e como sou uma artista inquieta e curiosa, gosto de me aventurar por vários caminhos e plateias.  Quando cursei  minha primeira universidade, dava assessoria musical para uma escola próxima, no Rio. Ali começou a minha experiência com crianças e isso só enriqueceu as temáticas para novas canções através da vivência. Utilizar a arte para estimular os bons hábitos, boas atitudes sociais, ambientais e ainda divertir é muito bom! Mas, na verdade, nós compomos músicas para todas as faixas etárias. O Renato ainda desenvolve um trabalho instrumental/relaxante muito bom.

Très Jolie - De onde surgiu a ideia e o interesse em cantar as coisas bonitas, o meio ambiente e as fantasias para as crianças?

Glorinha 
Foto: Divulgação
Glorinha - Acredito que seja fruto de tudo que vivi até hoje. A minha infância foi repleta de bons exemplos dos meus pais! Na minha casa tinha muito desenho, música, dança e essas atitudes foram marcantes para mim e são até hoje. O positivismo presente sempre permite fluir a criatividade!

A convivência com arte de forma diversificada proporciona uma visão bem abrangente da beleza e do bem fazer arte. Além de tudo isso, a formação acadêmica em Psicologia e Ciências Sociais também tem forte comprometimento com isso por ter permitido que eu me aprofundasse na formação do ser humano e da sociedade ao longo do tempo e ver o que fizeram, como fizeram e as consequências que essas histórias provocaram. 

Très Jolie - Que elemento da sua infância você diria que está presente na sua opção profissional de educar através da arte?

Glorinha - A fantasia na cabeça! Brincar com a imaginação, mesmo em situações difíceis. E o respeito entre as pessoas da família. Hoje em dia vejo pais e crianças falando tantas coisas impróprias uns para os outros (palavrões, maus tratos e afins) e isso tudo afasta, é desnecessário, magoa e deixa marcas profundas por um looooongo tempo.

Très Jolie - Conte um pouco de sua história e do Renato. Como vocês se encontraram e decidiram realizar todas estas ações educativas com as crianças?

Glorinha - Nos conhecemos na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, onde ele cursava Ciências Biológicas e eu Psicologia. Mas havia uma Oficina de Música lá! Namoramos, casamos, começamos a tocar juntos profissionalmente e, como tivemos boas experiências com crianças em algumas escolas, resolvemos experimentar composições para crianças também. Deu certo!

Très Jolie - Que mensagem você deixaria para os papais e para as crianças levarem para o futuro?

Glorinha - Aproveitem cada segundo de suas vidas juntos sempre buscando qualidade nesse contato. São nos momentos de maior simplicidade que conseguimos atingir altos graus de interação. Muitas vezes, precisamos de muito pouco para nos sentirmos unidos e felizes. Leiam juntos, inventem momentos inesperados de alegria para quebrar a rotina e se divertir juntos. Os pais precisam participar da educação dos filhos tanto quanto as mães. O reflexo dessa parceria familiar será fundamental para que seus filhos cresçam pessoas seguras, tranquilas e criativas.

http://www.glorinhaerenato.com/

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Diversão no Feriado!


O feriado está chegando e quem não vai viajar já pode começar a se programar para fazer muitas coisas bacanas com os pequenos, nos dias de folga. Uma boa dica são as opções culturais que garantem a diversão da criançada e também dos adultos. Confira algumas estréias de espetáculos, teatro e cinema que prometem encantar o público, com performances bem humoradas.

Niterói:

Foto: Reprodução/Internet
- Bonecos em Cena – um musical cheio de imaginação. Assim é a peça encenada por bonecos dos mais variados tamanhos, que estréia no dia 09 de junho, às 16h, no Teatro Municipal de Niterói. Criador do espetáculo, Jorge Abreu reinventou a forma de apresentar os bonecos ao público, criando um método de manipulação indireta que dá uma sensação de gigantismo.

Teatro Municipal de Niterói (Rua XV de Novembro, 35, Centro)
De 09 a 24 de junho (sábados e domingos, às 16h).

Rio:

Foto: Reprodução/Internet
- Encanto sobre Gelo – Imagine mais de 60 personagens da Disney realizando um belo espetáculo de patinação no gelo. Pois este sonho é possível e tem estréia marcada para hoje, às 19h30 no Maracanãzinho. Esta é a primeira vez que o Brasil recebe o show de patinação, resultado de uma parceria entre o Holiday on Ice e a Walt Disney Company, desde 1999. Na lista de presenças confirmadas Mickey Mouse, Minnie, Pato Donald, Pateta, Pinóquio, a turma do Rei Leão, os brinquedos Woody e Buzz Lightyear, de Toy Story e os peixes protagonistas de Procurando Nemo.

Maracanãzinho (Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº)
De 06 a 10 de junho. Quarta (6), 19h30; quinta (7), 11h, 15h e 19h; sexta (8), 15h e 19h30; sábado (9), 15h e 19h; domingo (10), 11h, 15h e 19h.

Mas, para quem prefere o escurinho do cinema, o filme Madagascar 3 – Os Procurados estréia nesta quinta-feira, dia 07. Confira um post só com dicas de cinema: http://goo.gl/aLKjq

terça-feira, 5 de junho de 2012

Para ficar nos "trinques"


Manequins da Très Jolie
Almoço em família, batizado, festas de aniversário. Os eventos sociais casuais são necessários e fazem parte do nosso dia a dia. As opções de roupa para estas ocasiões inspiram coleções lindas e diversificadas.

As meninas, e também suas mamães, costumam se encantar com os vestidos. Tradicionais ou moderninhos, eles representam a peça que melhor traduz a doçura e a feminilidade das pequenas.  Além de vestirem muito bem e manterem a elegância, eles são práticos e podem ser combinados com acessórios igualmente fofos. Os modelos florais, com cores mais claras e neutras são ótimos para situações casuais.

Maxi laços para bebês

Arcos diversas cores
Já os meninos podem abusar do conforto, combinando as camisas sociais com as clássicas calças jeans.

Mocassim masculino
Tênis masculino Tip Toey Joey