quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cosme e Damião


Hoje é dia de Cosme e Damião. Irmãos gêmeos, eles são considerados protetores das crianças. Em muitos lugares, durante as tradicionais festas que celebram o amor destes santos pelos pequenos, são distribuídas guloseimas.

A história de Cosme e Damião nos leva para longe... lá na Arábia do século III. De família nobre e cristã, os irmãos estudaram medicina na Síria e exerciam a profissão gratuitamente. Por serem pessoas de fé, a cura de diversas enfermidades foi atribuída a eles como milagre.
Foto: Reprodução/Internet
Cosme e Damião também são considerados os gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito, em troca de guloseimas. Daí vem o costume de comemorar, oferecendo às crianças doces e brinquedos.
Foto: Reprodução/Internet

Aproveite para fazer uma homenagem e adoçar a vida do seu pequeno.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Coleção Primavera Verão 2013


Lançada no dia 15 de setembro, a coleção primavera verão 2013 está cheia de novidade! A principal delas é que a grade da Très Jolie aumentou para até 8 anos. Agora, as mamães que estavam preocupadas sobre onde iriam comprar roupas para os seus pimpolhos quando crescessem, podem continuar comprando na sua loja preferida!

Vitrine da loja Très Jolie
Exatamente como o verão pede, as roupas desta coleção estão bastante coloridas e fresquinhas. Para curtir a praia com bastante estilo, as estampas dos biquinis estão seguindo a tendência do tropicalismo, com muitas flores e folhas. Já as estampas das sungas são sobre super-heróis, como o homem-aranha.

Coleção praia tropicalismo
Sunga Homem-Aranha

Outra tendência, que veio forte para os adultos e que está invadindo o mundo infantil, é a do "caveirismo". Olha só esse conjuntinho de caveira mini print.

Coleção caveirismo
Gostou? Agora venha até a loja e confira tudo de perto, estamos te esperando!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Será que meu filho precisa usar óculos?


Esta é uma pergunta corriqueira entre os pais, que merece toda a atenção. É fundamental identificar se a criança está com alguma dificuldade para enxergar, pois a visão delas permanece em desenvolvimento até os oito anos de idade. Então, além de melhorar a qualidade de vida dos pequenos, a indicação adequada de óculos poderá, em alguns casos, até mesmo corrigir eventuais distúrbios nessa faixa etária.

Foto: Reprodução/Internet

Algumas doenças oculares sérias podem ser identificadas após o nascimento. Entretanto, os sintomas não são facilmente percebidos. Por isso, o importante é fazer o teste do reflexo vermelho nas primeiras 48 horas de vida, para observar se há simetria entre as cores refletidas e diagnosticar possíveis doenças.

Foto: Reprodução/Internet

Se o teste apontar algum problema, o médico deverá indicar um oftalmologista, pois somente ele poderá emitir um diagnóstico definitivo. Se o bebê passar no teste, a primeira consulta ao especialista deve ser por volta de 3 a 4 anos, antes que ele comece a ter mais dificuldade na escolinha.

A dica para os pais é ficarem sempre atentos a alguns sinais, principalmente se há precedente familiar. Observe com atenção, pois, quando a criança se esforça muito para enxergar, os olhos lacrimejam e ficam vermelhos. Ela também poderá ter dor de cabeça e o rendimento escolar pode baixar. Mas lembre-se que só o médico pode confirmar algum problema.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Chega de fraldas

Todos os pais sabem que os filhos vão crescer um dia e farão tudo sozinhos. Os sinais de independência começam cedo e abandonar a fralda é um deles. Para esta difícil missão, porém, os pequenos ainda precisarão de uma mãozinha. Nessa hora, paciência, tranquilidade e disposição para observar e ensinar serão fundamentais.

Foto: Reprodução/Internet
Não existe idade certa para tirar as fraldas do seu bebê. Geralmente, as crianças demonstram que estão preparados por volta dos dois anos, quando elas já atingiram o amadurecimento neurológico, motor e emocional necessários para usar o peniquinho.

Foto: Reprodução/Internet
Alguns sinais podem ajudar a decidir o momento de dar início ao treinamento: se o bebê conseguir permanecer por intervalos de duas a três horas sem molhar a fralda, se avisa que as fraldas estão sujas, ou, melhor ainda, se avisa que quer fazer xixi ou cocô.

Foto: Reprodução/Internet
Lembre-se que a fralda deve ser retirada gradativamente. Comece durante o dia e somente quando a criança já estiver acostumada, em média seis meses, é que os pais devem tirar as fraldas também a noite.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Será que ele está feliz?


É fácil saber quando o bebê quer alguma coisa ou está com alguma dor, pois estas necessidades são acompanhadas pelo choro. Mas, você sabe identificar se seu bebê está feliz? 

Foto: Reprodução/Internet
O sorriso é um sinal de resposta positiva, muito útil para indicar a felicidade ou o interesse da criança por alguma novidade. O curioso é que outros sinais sutis como um olhar calmo ou quando ele segura na sua mão, podem significar um bem estar. Por isso, separamos algumas dicas para você ficar atento:

- A proximidade com o pai e a mãe tranquiliza o bebê. Segurar a mãozinha dele durante a consulta médica, por exemplo, ajuda a deixá-lo mais confiante;

- Observe a linguagem corporal. Quando a movimentação corporal dele estiver mais controlada, ele vai se direcionar para onde se sentir melhor, que geralmente é para onde estão os pais;

Foto: Reprodução/Internet
- Objetos coloridos são ótimos recursos para arrancar sorrisos e estimular a visão e a curiosidade do bebê;

- Conversar com o bebê é muito importante. Algumas vezes, para interagir com você,  ele vai retribuir balbuciando palavras, como se estivesse conversando;

- O sono e uma alimentação adequada são fundamentais para manter seu bebê alegre.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Para aprender brincando


Brincar é a melhor coisa do mundo, quando se é criança. Não há dúvidas que os pequenos – e poderíamos arriscar dizer que todos eles, sem exceção – adoram uma boa brincadeira. Afinal, os momentos de diversão proporcionam uma interação natural com meio, tornando mais acessível a relação com as outras crianças e com o mundo que os rodeia. 

Foto: Reprodução/Internet
A boa notícia é que existem brinquedos capazes de proporcionar um brincar lúdico, fundamental em todas as fases de desenvolvimento da criança. Eles são educativos,  pedagógicos e estimulam a inteligência do seu filho.

Confira algumas dicas que separamos para você:


Quebra-cabeça com pinos
Foto: Reprodução/Internet

Quebra-cabeça vertical em formato de bicho
Foto: Reprodução/Internet

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Programação para o feriado

Não vai viajar no feriado? Veja as sugestões de teatro que separamos para você conferir com seu pequeno.

Brinquedos Encantados

Foto: Reprodução/Internet
A história conta o dia a dia de uma menina chamada Caroline que por estar enjoada de seus brinquedos, passa a maltratá-los. Porém, os brinquedos se revoltam e realizam um grande julgamento. A partir daí, a história toma forma com belas músicas e coreografias que dão vida ao mundo mágico dos brinquedos.

De 01 a 22 de setembro
Sábados e Domingos – 17h


Teatro Eduardo Kraichete – AMF (Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói)
Telefone: (21) 2710 – 1348


“O Conto dos Três Irmãos – o Bonequeiro, o Astrólogo e o Muquirana”

Foto: Reprodução/Internet
Em uma casa antiga, moram três irmãos velhos, que não poderiam ser mais diferentes entre si. Além dos três irmãos, vivem na casa os bonecos, aparentemente inertes, mas que despertam na ausência de pessoas. A peça é um musical infantil, e sua atmosfera é inspirada no movimento romântico alemão, nas obras do escritor E.T. A. Hoffmann e na música de Ludwig Van Beethoven.  Realização da Companhia Teatral Recontando Conto e Casa Maria de Magdala.

De 08 a 16 de setembro
Sábados e Domingos – 16h


Teatro Municipal de Niterói (Rua XV de Novembro, 35)
Telefone: (21)  2620-1624


As Paparutas

Foto: Reprodução/Internet


O primeiro texto para teatro do ator Lázaro Ramos ganha montagem no Fashion Mall. Já apresentado em outros estados, como a Bahia e o Espírito Santo, o espetáculo chega ao Rio com uma estrutura diferente. A encenação,  antes defendida por elenco mirim, agora conta com intérpretes adultos. Sob   a direção de Luiz Antônio Pillar, a montagem é inspirada na festa popular homônima que acontece na Ilha do Pati, em São Francisco do Conde. A cidade do interior da Bahia, berço da família de Ramos, tem 97% de população negra — o maior índice do país.



De 08 de setembro a 25 de novembro

Teatro Fashion Mall — Sala 2 (Estrada da Gávea, 899, São Conrado)

Sábados e Domingos às 17h



Telefone: (21) 2422-9800

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Exercícios durante a gravidez


Exercícios são fundamentais durante toda a vida da gente e, durante a gravidez, não poderia ser diferente. Eles são tão importantes, que trazem benefícios para a mamãe e para o bebê, tornando a experiência da gestação um período mais agradável. Entre os efeitos positivos dos exercícios, podemos destacar a diminuição de complicações obstétricas, controle do peso e melhora do condicionamento físico, do estado psicológico e social.

Foto: Reprodução/Internet
Os exercícios podem ajudar muito naquele último trimestre, quando a gravidez provoca um misto de ansiedade e alegria. Neste momento, a gestante pode sentir diversos desconfortos causados pela movimentação do bebê e o aumento do peso. Esta é a hora de procurar exercícios que preparam o corpo para o momento do parto. 

Foto: Reprodução/Internet
Claro que alguns cuidados, como a intensidade e o tipo de exercício, devem ser observados por médicos e especialistas habilitados. É importante consultar estes profissionais antes de começar a malhação, pois existem muitas contra-indicações, como no caso de mães com problemas cardíacos, gravidez múltipla, trabalho de parto prematuro, entre outras.

Foto: Reprodução/Internet