quarta-feira, 26 de junho de 2013

Para Gostar de Ler

É inegável a importância que a leitura tem no desenvolvimento infantil e posterior amadurecimento da criança. A formação de leitores se dá antes mesmo da alfabetização e se estende por toda vida escolar. Incentivar a leitura é um dos maiores bens que podemos deixar para nossos filhos. Um dos grandes males das tecnologias do mundo moderno tem sido fazer com que as pessoas deixem a leitura de livros de lado, o que tem resultado em jovens desinteressados pelos livros e, consequentemente, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.


A leitura é crucial para a aprendizagem do ser humano, através dela obtemos conhecimento, enriquecemos o vocabulário, dinamizamos o raciocínio e a interpretação. Pode-se afirmar que a leitura é um hábito e é através da rotina e incentivo que se dá a paixão pelas letras e todos os 'mundos' que criamos através das histórias.


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Além disso, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita e essa proximidade, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Então o que está esperando? Abra um livro e estimule seu filho a embarcar na aventura que só quem lê sabe como é bom! Confira abaixo 10 dicas de como estimular o hábito da leitura nas crianças:


1- Leia para o seu filho desde bebê - e junto com ele depois!
2- Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...
3- Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, , eles vão amar os livros-brinquedos.
4- Monte uma estante de livros no quarto do seu filho. É importante que eles estejam sempre ao alcance das crianças - isso vai aproximá-los.
5- Converse sobre os livros, mas não explique a história. É preciso que a criança tire suas conclusões, crie, imagine...
6- Invente suas próprias histórias. E permita que seu filho faça o mesmo. Uma dica: você pode começar uma e a criança continua.
7- A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!
8- Leve seu filho para passear em livrarias e permita que escolha os próprios livros.
9- Em um fim de semana qualquer, chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.
10- Dê o exemplo, leia e mostre a ele o quanto isso é bacana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário