sexta-feira, 14 de junho de 2013

Shantala, técnica milenar de massagem infantil

Hoje falaremos de uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre os pais atuais, a massagem infantil e seus benefícios. A massagem infantil é um momento único entre pais e filhos. O contato da pele promove o conhecimento e gera bem-estar e felicidade no crescimento e desenvolvimento da criança, transmitindo confiança e segurança que os acompanhará durante toda a vida.


A mais conhecida delas é a Shantala, uma técnica indiana que foi trazida para o Ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. A história diz que ao visitar a Índia, o médico observou uma moça (chamada Shantala) massageando seu bebê. Ela fazia movimentos suaves, repetidos e rítmicos, o que deixava a criança com uma expressão muito tranquila. Ao conversar com a mulher, Leboyer descobriu que aquela massagem era uma arte milenar utilizada para equilíbrio do vínculo energético mamãe-bebê. Hoje, Shantala é uma técnica de massagem que comprovadamente reforça os laços afetivos entre pais e filhos, pois durante a sessão, todo banhado em óleo, o bebê se vê de volta ao calor e aconchego do útero materno, sendo que muitos adormecem quando começam a ser tocados, tão grande a sensação de carinho e paz.

Essa técnica ayurvédica de massagem traz inúmeros benefícios para a criança como: alívio de cólicas e prisão de ventre, eliminação de toxinas e oxigenação dos tecidos, melhora da qualidade de sono, diminuição do stress e da irritabilidade, aumento das percepções corporais e excelente desenvolvimento psico-motor.

Para quem se interessa pelo assunto, existem cursos onde são ensinados aos pais quais os melhores horários para a massagem, tipos e ritmos de toques, movimentos, métodos de oleação e contra-indicações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário