sexta-feira, 28 de junho de 2013

Liqui de inverno!

Liquidação é tudo de bom e a liquidação de inverno na Très Jolie está um arraso! Vamos correndo garantir aquela peça que acabou ficando de fora do armário do pequeno e continua lá esperando por vocês. A Très Jolie elaborou várias formas de pagamento para que todos possam aproveitar: são descontos de até 50%, em 3X no cartão e até 6X no cheque.

Está esperando o quê? Vem logo!


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Para Gostar de Ler

É inegável a importância que a leitura tem no desenvolvimento infantil e posterior amadurecimento da criança. A formação de leitores se dá antes mesmo da alfabetização e se estende por toda vida escolar. Incentivar a leitura é um dos maiores bens que podemos deixar para nossos filhos. Um dos grandes males das tecnologias do mundo moderno tem sido fazer com que as pessoas deixem a leitura de livros de lado, o que tem resultado em jovens desinteressados pelos livros e, consequentemente, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.


A leitura é crucial para a aprendizagem do ser humano, através dela obtemos conhecimento, enriquecemos o vocabulário, dinamizamos o raciocínio e a interpretação. Pode-se afirmar que a leitura é um hábito e é através da rotina e incentivo que se dá a paixão pelas letras e todos os 'mundos' que criamos através das histórias.


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Além disso, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita e essa proximidade, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida.

Então o que está esperando? Abra um livro e estimule seu filho a embarcar na aventura que só quem lê sabe como é bom! Confira abaixo 10 dicas de como estimular o hábito da leitura nas crianças:


1- Leia para o seu filho desde bebê - e junto com ele depois!
2- Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...
3- Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, , eles vão amar os livros-brinquedos.
4- Monte uma estante de livros no quarto do seu filho. É importante que eles estejam sempre ao alcance das crianças - isso vai aproximá-los.
5- Converse sobre os livros, mas não explique a história. É preciso que a criança tire suas conclusões, crie, imagine...
6- Invente suas próprias histórias. E permita que seu filho faça o mesmo. Uma dica: você pode começar uma e a criança continua.
7- A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!
8- Leve seu filho para passear em livrarias e permita que escolha os próprios livros.
9- Em um fim de semana qualquer, chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos.
10- Dê o exemplo, leia e mostre a ele o quanto isso é bacana!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pisantes Lindos e Poderosos

Tão importante quanto a roupa são os calçados. Um look bem descolado não se sustenta sem um bom (e belo!) sapatinho (a Fada Madrinha já sabia disso). Pensando nisso, a Très Jolie dá muita atenção às marcas que escolhe para calçar os pequenos e uma delas é a Babo Uabu.

A marca, aprovada e recomendada por médicos e terapeutas, é quase unanimidade entre as mamães na hora de escolher como seus filhos darão seus primeiros passos. A criança bem estimulada nessa fase evitará problemas futuros de coluna e joelhos. Segundo os médicos, os pés têm terminações nervosas que levam mensagens ao cérebro e, por isso, é importante estarem totalmente apoiados no chão a fim de garantirem uma maior sustentação e equilíbrio. A recomendação é de que as crianças passem a maior parte do tempo descalças, dessa forma o risco é menor de desenvolver pés chatos e lesionar os tornozelos. A Babo Uabu alia a sensação e benefícios de estar descalço com a proteção e charme de estar na última moda e usando um lindo sapatinho.

Veja alguns modelos:






terça-feira, 18 de junho de 2013

Très Jolie entrevista: Fran Sartor

A entrevista dessa semana será com a fotógrafa e blogueira catarinense (niteroiense por amor) Fran Sartor. A Fran é apaixonada por fotografia e, após seu casamento com o também fotógrafo Paulo Herédia, resolveu se dedicar profissionalmente à área e se dedicou a clicar imagens e fazer ensaios de toda família, com ênfase em recém-nacidos. Veja o que ela tem a nos dizer:

Fran Sartor
Foto: Paulo Herédia
Conte um pouco de sua história e de você.

Sou de Santa Catarina, de uma cidade de 3 mil habitantes chamada Iomerê (fica no meio oeste catarinense), moro em Niterói há 5 anos. Eu amo fotografia, moda, gastronomia (inclusive cozinhar), amo cupcakes (fazer e comer), amo viajar para libertar a mente e me inspirar... estudar também! Sou uma pessoa bem determinada, sonhadora, dinâmica, gosto de mudanças e sou bem eclética.

Foto: Fran Sartor
Você sempre trabalhou com fotografia?

Não, quem me ensinou e introduziu à fotografia foi o meu marido, Paulo Herédia. Comecei sendo assistente dele nos ensaios e trabalhos relacionados, depois fotografando casamentos com ele, até que um dia pensei: porque não ter a minha linha de trabalho? Então pensei em algo que pudesse complementar e não competir com o meu marido! Eu amo crianças e a fotografia de recém-nascidos é pra mim muito encantadora! Assim foi o meu começo. Em seguida incluí as gestantes, famílias, animais de estimação, antes mesmo de lançar o blog.

Qual o estilo de fotografia você mais gosta?

Eu sou muito eclética, mas a fotografia de recém-nascidos me tira suspiros sempre!

Foto: Fran Sartor
O que levou você a seguir o rumo da fotografia da família, incluindo gestantes, recém-nascidos, bebês, crianças e animais de estimação?

Eu adoro crianças, como comecei fotografando casamentos, fotografar as noivas grávidas e futuramente os bebês/filhos e a família toda como uma continuidade e fidelização foi algo inspirador.

Foto: Fran Sartor
Qual lição você tira deste trabalho?

Cada cliente, cada newborn, cada bebê, cada mãe, cada família é único, não tem como comparar, e eu tento trata-los dessa forma. Como se fosse a primeira vez que estivesse fazendo aquilo. Quando o trabalho fica mecânico e você só repete, ele fica sem graça. A cada dia, em cada ensaio eu aprendo algo novo e isso me renova!

Para entrar em contato com a Fran e conhecer o seu trabalho acesse o site My Baby Chic: www.fransartor.com

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Shantala, técnica milenar de massagem infantil

Hoje falaremos de uma prática que tem se tornado cada vez mais comum entre os pais atuais, a massagem infantil e seus benefícios. A massagem infantil é um momento único entre pais e filhos. O contato da pele promove o conhecimento e gera bem-estar e felicidade no crescimento e desenvolvimento da criança, transmitindo confiança e segurança que os acompanhará durante toda a vida.


A mais conhecida delas é a Shantala, uma técnica indiana que foi trazida para o Ocidente pelo médico francês Frederick Leboyer. A história diz que ao visitar a Índia, o médico observou uma moça (chamada Shantala) massageando seu bebê. Ela fazia movimentos suaves, repetidos e rítmicos, o que deixava a criança com uma expressão muito tranquila. Ao conversar com a mulher, Leboyer descobriu que aquela massagem era uma arte milenar utilizada para equilíbrio do vínculo energético mamãe-bebê. Hoje, Shantala é uma técnica de massagem que comprovadamente reforça os laços afetivos entre pais e filhos, pois durante a sessão, todo banhado em óleo, o bebê se vê de volta ao calor e aconchego do útero materno, sendo que muitos adormecem quando começam a ser tocados, tão grande a sensação de carinho e paz.

Essa técnica ayurvédica de massagem traz inúmeros benefícios para a criança como: alívio de cólicas e prisão de ventre, eliminação de toxinas e oxigenação dos tecidos, melhora da qualidade de sono, diminuição do stress e da irritabilidade, aumento das percepções corporais e excelente desenvolvimento psico-motor.

Para quem se interessa pelo assunto, existem cursos onde são ensinados aos pais quais os melhores horários para a massagem, tipos e ritmos de toques, movimentos, métodos de oleação e contra-indicações.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Educação por Ana Lúcia Mendez

Ana Lúcia Mendez é a nossa entrevistada de hoje. Carioca de nascimento e niteroiense por adoção, a professora de inglês e pedagoga de escolas renomadas de Niterói atualmente cursa o mestrado em Educação na UFF. Confira abaixo suas dicas sobre escolas, educação, família, língua estrangeira e atividades extracurriculares.


O que os pais devem levar em conta na hora de escolher uma escola?

Em minha opinião, o único aspecto inegociável nessa decisão é a coerência entre a proposta pedagógica da escola. A educação escolar é uma forma de educação essencial na nossa sociedade, tanto quanto a educação familiar. Portanto, elas devem andar na mesma direção. Considero, também, necessário que, ao escolher uma escola, as famílias ouçam seus filhos, conversem com eles sobre o assunto, mesmo que ainda muito pequenos.

Outros aspectos de ordens mais práticas, mas também muito relevantes, são os custos financeiro e pessoal. Mensalidade, material escolar, alimentação, período de tempo e horário, proximidade de casa, logística de transporte, atividades complementares oferecidas, enfim, a viabilidade real de manter seu filho nessa ou naquela escola.

O que você acha dos projetos bilíngues que hoje são comuns em muitas escolas?

É importante conhecer a diferença entre ensino bilíngue e ensino de língua estrangeira que, sem dúvida, na maioria das vezes é o inglês.

Uma educação bilíngue se caracteriza pelo ensino de conteúdos escolares em língua estrangeira. A língua não é o objeto de estudo, ela é o veículo de comunicação. Existem diferentes concepções teóricas de língua e linguagem. 

Compreendendo que a língua só existe em função dos seus locutores e interlocutores, considero ainda mais privilegiada a possibilidade de aprender uma língua estrangeira em situações de comunicação. Um projeto bilíngue de boa qualidade pressupõe, indiscutivelmente, professores proficientes no idioma, habilitados para docência e, portanto, comprometidos com um projeto realmente educacional e não apenas instrumentalizador.

Vejo a participação em um projeto bilíngue com essas características como uma oportunidade de se tornar fluente em uma língua estrangeira e de construir uma visão de mundo mais plural, mais receptiva ao outro e mais consciente até da nossa própria cultura.

Como a família pode contribuir com a escola na educação dos filhos?

Eu diria que a família contribui se co-responsabilizando pela educação escolar. Para isso, além de uma escolha bem ponderada da escola adequada, é importante acompanhar de perto as atividades cotidianas, manter um diálogo vivo com os profissionais da escola, ouvindo e se fazendo ouvir, valorizar a caminhada do estudante, apoiando-o no enfrentamento das dificuldades e observando atentamente o modo como o próprio estudante se posiciona com relação à escola. Lembrando Paulo Freire,“escola é lugar de gente, de educar-se e ser feliz”.

Que outras atividades podem ajudar as crianças a se desenvolverem? Quais são suas dicas?

Brincar livremente, conversar, não fazer nada, sozinha ou na companhia de outras crianças ou de adultos. Todas essas atividades, mais do que ajudar, oportunizam o desenvolvimento infantil na medida em que se traduzem em vivências da infância. Frequentar eventos culturais é igualmente essencial, mas eu sei que não é fácil encontrar uma programação cultural na nossa cidade voltada para o público infantil. A Secretaria de Cultura oferece algumas opções. A Très Jolie, em Charitas, tem oferecido gratuitamente e com boa regularidade, em média uma vez por mês, eventos muito interessantes: musicais, contação de histórias, bailinhos, teatro de fantoches. Eles convidam profissionais de excelência em cada uma dessas áreas, têm um espaço muito agradável. Já estive em alguns desses eventos e vi o envolvimento e a alegria das crianças e dos adultos.

Além dessas oportunidades, contudo, há muitas escolhas. Pensando em desenvolvimento infantil em seus aspectos sócio-afetivo e cognitivo, mais uma vez, sugiro levar em consideração um fator básico: as aptidões e interesses da criança. Uma vez feita a escolha, sempre recomendo verificar a oferta de atividades complementares à formação. A confiança dos pais na escola escolhida e a segurança que a familiaridade com o ambiente traz à criança, é importante verificar antes de procurar outros espaços, as ofertas que a própria escola faz. Assim como recomendo com relação à escola, é muito importante acompanhar o desenvolvimento dessas atividades e avaliar a participação dos filhos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Hora de secar e esquentar!


As crianças devem estar sempre bem agasalhadas evitando assim dores de cabeça maiores, como uma baita gripe que com certeza tirará o seu sono. E como o friozinho está chegando, é hora de pensar como aquecer os pequenos ao saírem do banho ou depois da natação: para isso o ideal é investir no roupão de banho e, como sabemos que o cliente Très Jolie valoriza o estilo, mesmo na hora do banho, a nossa sugestão são os de oncinha para as it-girls e o de caveira para os it-boys. Vejam que graças: