sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Très Jolie Mestre Cuca: Fruta que Vira Bolo


O blog traz hoje uma receita para fazer junto com os pequenos nesse fim de semana. O mais legal é que dessa vez eles vão trabalhar de verdade sem perigo de se queimar, pois não vai ao forno. Além de gostoso, esse doce é fácil de fazer e super saudável, e usa como recheio uma melancia!


Ingredientes:
- 1 melancia pequena
- 1 xícara de iogurte do tipo grego
- 1 xícara de amêndoas laminadas
- frutas para decorar (morangos, amoras e kiwis)


Passo 1:
Com a ajuda de um adulto, fatie a melancia retirando suas duas extremidades (como na figura acima). Só irá ser usada a parte central


Passo 2:
Corte a casca do pedaço central da melancia e fique apenas com a parte vermelha da fruta. Esse será o recheio do bolo!
Dica: Use um boleador de frutas para retirar bolinhas das extremidades que foram cortadas. Você poderá usá-las para decorar o bolo depois.


Passo 3:
Fatie os morangos e os kiwis. Eles serão usados para enfeitar o topo do bolo (na verdade poderá usar as frutas que preferir como decoração)


Passo 4:
Use um papel toalha para “enxugar” um pouco o pedaço grande de melancia, que será o recheio do bolo. Assim será mais fácil para grudar a cobertura.
Use uma colher para espalhar o iogurte do tipo grego pela melancia. Depois de cobrir toda a fruta com iogurte, espalhe as amêndoas laminadas nas laterais.



Passo 5:
Hora da decoração, vamos caprichar! Distribua os morangos, kiwis, as amoras e as bolinhas de melancia (ou as frutas que escolheu) no topo e ao redor do bolo.


Tudo pronto! Agora é só cortar o bolo em fatias e provar esta delícia.
Aproveitem e bom fim de semana!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Voltando à forma após o parto

Dez entre dez mamães sonham em voltar a boa forma depois da gravidez. E quanto mais rápido isso acontecer, melhor. Mas é bom ir com calma nessa sede de voltar a caber nas roupas que usava antes de engravidar. Segundo a médica Carla Góes Pérez, o excesso de exercícios interfere nos níveis hormonais, o que pode diminuir a produção de leite. O ácido lático que o corpo produz durante o treino pode até mesmo alterar o gosto do leite. Outra fonte de atenção são as articulações, pois durante a gestação ocorre um afrouxamento natural delas e ficam mais delicadas. O ideal é que o retorno aos treinos seja lento e, de preferência, com a orientação de um profissional.


Ir com calma não significa deixar de lado e não fazer exercícios, a professora de educação física Kaline Neri Pereira, responsável pelo programa para gestantes e mulheres no pós-parto da academia Companhia Athletica, em São Paulo, afirma que os exercícios ajudam na perda de peso e no fortalecimento do abdomen, quadril e pelves, que costumam ficar mais flácidos depois da gravidez. Entre estes, podemos ressaltar outros benefícios: aumentam a disposição, a autoestima e melhoram a qualidade do sono. Tudo isso porque a liberação de endorfina que ocorre com o exercício deixa o corpo mais relaxado.


O mais importante é saber quando e como começar. E isso só deverá acontecer depois da liberação pelo obstetra. Se você fez uma cesárea, convém esperar de 30 a 45 dias (tempo necessário para a cicatrização dos pontos). Melhor evitar muito esforço na região abdominal nos primeiros três meses, pois existe risco de hérnia na incisão da cesárea. Mas se for parto normal, após 20 dias já dá para fazer caminhadas leves e voltar aos exercícios depois de um mês.


O preparo físico da mãe antes e durante a gestação é muito importante, este não é o melhor momento para iniciar uma atividade nova. A recuperação do parto não acontece da noite para o dia, o útero demora seis meses para voltar ao tamanho normal. Inicialmente, a mãe pode levar o bebê para passear de carrinho, de 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana. Outras atividades indicadas são alongamento e musculação, três vezes por semana. Exercícios na água também são ótimos porque têm baixo impacto, o que diminui as chances de lesões.

Dica: o ideal é se programar para treinar depois das mamadas, o esforço físico fará com que o leite vaze se a mama estiver muito cheia. Lembre-se de usar um top ou sutiã com alças grossas e absorventes de seio.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

De portas abertas

Mamães e papais, temos novidades! A loja Très Jolie reabriu hoje com ótimas surpresas e novos produtos que vão encantar pais e filhos. A principal delas é que a grade aumentou para até 12 anos. Mamães não têm mais com que se preocupar, a Très Jolie vestirá seus pequenos até não serem mais ‘tão pequenos’ assim! Outra notícia bem legal é que temos uma maior variedade de marcas e um novo ‘canal’ para facilitar a vida dos clientes (além da loja física e do serviço de malinha): o e-commerce da sua loja preferida já está no ar (http://www.lojatresjolie.com.br/)!

Esperamos uma visita!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Arte no desenvolvimento de autistas

Iris pintando um de seus quadros

Um dos assuntos polêmicos abordados na novela das 21h, “Amor à Vida”, é o caso do autismo. A personagem vivida pela atriz Bruna Linzmeyer, que faz uma adolescente autista na trama, traz à tona todo um processo familiar que atinge não só as crianças autistas, mas a família inteira. Não estamos aqui para falar do problema do autismo em si, sobre ele, vários sites especializados explicam melhor. Estamos aqui para mostrar como a arte pode influenciar (e mudar) a vida de uma criança autista e sua família.

A britânica Iris Halmshaw, de 3 anos, acaba de ganhar a admiração de pessoas do mundo inteiro graças à suas pinturas que, além de estarem expostas em uma galeria de arte na Inglaterra, são vendidas em um site. Tudo normal tirando a idade da menina e um pequeno grande detalhe: Iris é autista e começou a se expressar por meio dos quadros incentivada pela mãe, Arabella Carter-Johnson, para compensar sua dificuldade em se comunicar com os outros. Ao ser diagnosticada com autismo aos 2 anos, a família de Iris passou a frequentar diferentes terapeutas a fim de descobrir como poderiam ajudar em seu desenvolvimento. Daí surgiu a ideia da pintura. A atividade fez com que Iris apresentasse significativas mudanças. Ela raramente fazia contato visual com outras pessoas, não gostava de brincadeiras em grupo, mostrava comportamentos obsessivos, ficava agoniada quando estava perto de outras crianças e tinha um padrão de sono muito irregular. Hoje, diverte-se escalando as costas da mãe, brinca com outras pessoas, usa seus próprios sinais para se comunicar e consegue dormir melhor.
Um dos quadros de Iris

Assim como as artes plásticas, outra atividade que costuma ajudar o tratamento e o incentivo de pessoas diagnosticadas com o “transtorno do espectro autista” é a dança, pois “tem a função de treinar a linguagem corporal e o desenvolvimento das regiões responsáveis pela motricidade no cérebro. Além disso, estimula a conectividade, a atenção, o controle inibitório e a estabilidade emocional. E os pacientes com transtorno do espectro autista costumam se dar bem com a atividade, pois têm atração por movimentos e sons sincrônicos”, segundo Caio Abujadi, pesquisador do IPq-USP (Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Vacinação em dia


Campanha nacional com objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos foi anunciada ontem (15 de agosto) pelo Ministério da Saúde. Todas as vacinas que estão no calendário básico, como BCG, Hepatite B, Pentavalente e Rotavírus, estarão disponíveis na última semana de agosto (24 a 30) nos postos de vacinação.

Cartazes e propagandas com o personagem Zé Gotinha serão espalhados com o intuito de informar a população. Segundo Jarbas Barbosa, Secretário de Vigilância em Saúde, o “Dia D” será 24 de agosto, quando mais de 35 mil postos de saúde estarão disponíveis em todo o país. As crianças das regiões Norte e Nordeste e nos municípios tidos como prioritários no programa Brasil sem Miséria receberão um suplemento de vitamina A, já que existe evidências de que essa vitamina ajuda a reduzir a mortalidade infantil.

É importante lembrar que para vacinar as crianças é imprescindível que os pais compareçam aos postos de saúde munidos das cadernetas de vacinação dos pequenos, pois nelas os agentes de saúdes poderão verificar quais vacinas ainda não foram dadas ou quantas doses faltam para completar a imunização.

A Très Jolie sempre de olho na saúde dos pequenos!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Meu filho precisa de fono?


Uma das conquistas mais festejada do bebê é quando começa a balbuciar os primeiros sons. Mas, e quando o pequeno começa a apontar e não dizer nada, falar errado, gaguejar? Essas são perguntas que ao serem respondidas irão indicar se está tudo bem com o filhote ou se será preciso procurar um especialista (fonoaudiólogo).

Lógico que não são todas as crianças que precisam ir ao fonoaudiólogo. Os pais devem ficar atentos a alguma alteração ou atraso na fala que não seja esperado para a faixa etária dele. Estima-se que 5% das crianças terão algum tipo de dificuldade. O alerta geralmente vem do pediatra ou da escola e, em todas as consultas de rotina o progresso da linguagem deve ser avaliado.

Como acompanhar o desenvolvimento da fala de seu filho:

- O atraso do início da fala, que é percebido quando a criança articula pouco ou quase nada aos 2 anos, idade em que deveria se comunicar com frases simples. Se isso não acontece o ideal é marcar uma consulta com o fonoaudiólogo.
- Aos 3 anos acontecem as trocas de fonemas, mas isso não caracteriza um problema a princípio, vai depender da substituição que ele faz e da etapa em que isso ocorre. Por exemplo, nessa idade é comum a criança “comer” o R (em vez de falar preto, falar “peto”), e nem por isso é preciso procurar um especialista.
- De 2 a 4 anos seu filho pode começar a repetir as palavras ou as sílabas, o que é conhecido como disfluência fisiológica. Diferentemente da gagueira (um distúrbio neurobiológico, que inicia por volta dos 5 anos e que exige tratamento especializado), essa disfluência dura cerca de seis a dez semanas e acontece porque os pensamentos da criança são mais rápidos do que a capacidade de falar, causando a repetição. Como ajudar? Ouça o seu filho com calma e paciência, sem chamar a atenção para esse comportamento ou pedir para ele falar mais devagar (pois o contrário só fará com que se sinta inadequado).
- Até os 5 anos a criança deve falar todos os sons corretamente (essa regra não vale para prematuros que, em geral, têm mais chances de sofrer atrasos no desenvolvimento). Se perceber algo diferente, procure imediatamente um especialista.

Problemas auditivos, neurológicos ou respiratórios, e até fatores ambientais (como falta de estímulo) podem prejudicar o desenvolvimento da fala. Dentre esses, os de audição são os mais comuns, a criança que ouve pouco, balbucia pouco. Por isso a importância de que o recém-nascido faça o teste de triagem auditiva (teste da orelhinha), gratuito e obrigatório desde 2010. Realizado ainda na maternidade, avalia se o bebê tem alguma dificuldade para ouvir.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Notre Dame (EUA), durante o
primeiro ano ano de vida, os bebês já identificam padrões de sons nas palavras e começam a entender o significado delas. Isso significa que eles já treinam a fala muito antes de balbuciar as primeiras sílabas. Então, para estimular o bebê, converse sempre com ele e crie oportunidades para ele falar. Se a criança apontar querendo algo, diga o nome do objeto antes de atender seu pedido. Quando disser algo errado, responda com a maneira correta, sem corrigi-la para não gerar insegurança. O ideal é não falar em “tatibitate” pois pode atrasar o aprendizado.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Dia dos Pais 2 em 1: origem e faça você mesmo


Vocês sabem qual a origem do dia dos pais? É bem antiga, existe indícios que lá na Babilônia já se festejava a data, isso há 4 mil anos atrás. Mas o dia marcado no calendário é recente. Em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd teve a ideia de criar um dia especial para os pais. A fim de homenagear seu próprio pai, um veterano da guerra civil, que criou sozinho seus 6 filhos após o falecimento de sua esposa. Todo o Estado de Washigton abraçou o pedido, seguido por todos os Estados americanos. Em 1972, o presidente Richard Nixon assinou um decreto, proclamando oficial a data. Aqui no Brasil, diferente de muitos outros países, comemoramos no segundo domingo de agosto. O dia escolhido é por conta de São Joaquim, sendo festejado pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953.

Esse ano cairá neste domingo, dia 11 de agosto. Que tal preparar uma surpresa para o papai herói? Vamos colocar a mão na massa e ajudar os pequenos a fazer algo simbólico e muito carinhoso.

Faça você mesmo: cachorro de pregadores


O papai pode colocá-lo na mesa do escritório para segurar sua caneta e sempre lembrará do pequeno toda vez que olhar para o simpático cãozinho.

Materiais:
- 4 pregadores de madeira
- 1 folha de papel sulfite
- 1 cartolina camurçada ou papel camurça da cor que você preferir
- 1 pincel com cerdas duras
- 1 lápis preto
- 1 canetinha (hidrocor de ponta fina) preta
- cola
- tesoura sem ponta
- tinta guache nas cores que você preferir


1º passo:
- Com pincel e guache, pinte os quatro pregadores da cor que você quiser. Como nosso cão será um dálmata, começamos pintando tudo de branco. 
Atenção: use um jornal velho em cima da mesa na hora de pintar, para não fazer muita sujeira.





Dica:
- Prefira os pregadores pequenos, como este do lado esquerdo da foto ao lado, pois com eles é mais fácil fazer esta atividade.






2º passo:
- Se você também quiser fazer pintinhas no seu cachorro, molhe a pontinha do cabo do pincel na tinta e vá encostando no pregador, como mostra a foto ao lado.









3º passo:
1- Com a mão esquerda, segure um pregador na posição horizontal. Com a outra mão, segure outro pregador na vertical, apontado para cima;
2- Aperte a pontinha do pregador que está na vertical, para ele abrir. Encaixe o pregador da outra mão neste espaço, como mostra a foto acima. Os pregadores vão formar um "7". Essa será a parte da frente do cachorro;
3- Segure, com a mão esquerda, um pregador de ponta-cabeça, na posição vertical. Na outra mão, segure um pregador na horizontal, apontado para a direita;
4- Aperte as pontinhas dos dois pregadores e encaixe um no outro, como mostra a foto acima. Os pregadores vão formar um "L". Essa será a parte de trás do cachorro.

4º passo:
- Vire o "L" para o lado esquerdo e encaixe o "7" no espaço indicado pela imagem acima. Agora o corpo do cachorrinho já está pronto.










5º passo:
- Com o lápis, desenhe as orelhas do seu cachorro na parte de trás da cartolina camurçada (ou papel camurça), como nas imagens acima.
OBS: Lembre-se de fazer as pontinhas das orelhas mais largas que o centro. Use a tesoura sem ponta para recortá-la.






6º passo:
- Desenhe com lápis, dois olhos no papel sulfite. Contorne e pinte com canetinha (ou hidrocor) preta, para ficar bem bonito, e recorte-os com cuidado.








7º passo:
- Na parte de trás da cartolina camurçada (ou papel camurça), desenhe um círculo para fazer o focinho do cachorro. Recorte-os com cuidado.









8º passo:
- Passe cola no local indicado e cole a orelha do cachorro. Aperte por um tempo para grudar bem.











9º passo:
- Coloque alguns pinguinhos de cola nos locais indicados pelas setas na imagem acima. Grude os olhos e focinho no cão.










10º passo:
- Para terminar, aperte o pregador atrás da orelha, como na foto acima, e encaixe um lápis, uma caneta ou algum outro presente que você queira dar para o papai.

Feliz Dia dos Pais!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A Très Jolie vai até você

No último dia 28 de julho, a loja da Très Jolie fechou para reformas e várias surpresas ótimas estão a caminho. Mas não precisam ficar preocupados, nós nunca iríamos deixá-los na mão e, hoje, nossa tarefa aqui é esclarecer que nosso sistema de malinhas está funcionando de vento em popa.


Para quem não conhece, o sistema de malinha é uma prática muito utilizada pelas mamães que não têm tempo (nem disponibilidade) para vir até a nossa loja, mamães que estão de resguardo ou até mesmo para quando aparecem aquelas festinhas de última hora. Funciona da seguinte forma: é só entrar em contato pelo telefone: (21) 3254.3421 ou pelo email: tresjolie@lojatresjolie.com.br, fornecer a numeração e sexo de seus filhos, suas necessidades e sugestões, assim como as preferências. Nós preparamos uma malinha com uma seleção de produtos que vão de calçados, roupas a assessórios, e uma representante vai até o seu endereço, no horário combinado, com as roupinhas para você escolher com toda a praticidade e conforto. Agenda-se uma data para que as peças sejam devolvidas e o pagamento feito via cartão de crédito, dinheiro ou cheque.

Consulte-nos sobre nossos serviços através dos contatos abaixo:

tel: (21) 3254.3421 / (21) 2710.4790
tresjolie@lojatresjolie.com.br