terça-feira, 24 de março de 2015

7 brincadeiras para animar a Páscoa das crianças

Toda a família reunida espera para poder se deliciar com o almoço de Páscoa. As crianças correm de um lado para o outro, ansiosas para a chegada do Coelhinho e entrega dos ovos de chocolate. Como entretê-las de forma divertida? Confira 7 sugestões de brincadeiras que elas vão adorar!


Amigo-ovo
A atividade funciona como um amigo secreto normal, mas o presente é comestível! Um dia antes da Páscoa, escreva em papeizinhos o nome das crianças e distribua-os para cada uma delas. Peça que mantenham segredo e que, com os pais, escolham um ovo de chocolate para dar ao sorteado. No domingo, chega a melhor parte: todas fazem uma roda e dão pistas sobre seu amigo. Escolha um para começar, que dirá: “Ele é loiro!”, “É o mais engraçado da turma!” ou “É o mais alto!”. As demais tentam adivinhar quem é a pessoa descrita. Conseguiram? Então, o amigo secreto ganha o doce e passa a descrever a criança que sorteou. Assim por diante, até o círculo se fechar e todo mundo comer a sobremesa!

Rabo do coelho
Com a ajuda de toda a família, desenhe um coelho em uma cartolina e fixe-a na parede. Se precisar de inspiração, pode buscar imagens do animal em sites de busca da internet. Usando o pedaço do papel que sobrar, esboce o rabo do coelho, recorte-o e cole uma fita adesiva dobrada na ponta. Se tiver em casa, pode usar um pedaço de velcro também. Após os preparativos, hora de brincar! Escolha uma das crianças, vende os olhos dela e peça para que dê três giros ao redor de si. Ela deve segurar o rabo do coelho e conseguir colá-lo no lugar certo da cartolina pendurada na parede. Os amigos e primos podem ajudar a guiá-la: “mais para a direita!” ou “Não, para a esquerda!”.

Ovo na colher
Em geral, essa brincadeira é feita com ovos cozidos. Mas, para evitar tanta sujeira e ainda entrar no clima da Páscoa, você pode substituí-los por aqueles ovinhos de chocolate. Todas as crianças ficam, lado a lado, na faixa de largada. Cada uma coloca uma colher na boca, equilibrando o doce na ponta do talher. 3, 2, 1... Elas disparam em direção ao ponto final da corrida. Quem conseguir chegar primeiro, sem derrubar o ovo, é o vencedor!

Coelho sai da toca
Esse jogo requer um pouco mais de espaço – se for possível, organize no jardim ou no playground do prédio. Desenhe círculos no chão: se o grupo tiver 7 crianças, faça 6 dessas formas – sempre um número a menos. Você pode usar giz de lousa, barbantes, cordas de pular ou bambolês para servirem como circunferência. A brincadeira funciona assim: todas as crianças começam no centro da roda. Você grita: “Coelhinho sai da toca!” e elas correm para ficar dentro de um dos círculos. Uma ficará de fora. Na rodada seguinte, retire uma das formas e continue a brincadeira. Vence o último que se abrigar na toca do coelho.

Mímica
Essa é garantia de diversão – e os adultos podem entrar no jogo! Cada criança deve interpretar algum elemento relacionado à Páscoa. Se elas já souberem ler, escreva opções em papéis, para sortear um a cada rodada. Caso ainda não sejam alfabetizadas, você pode cochichar e sugerir para o mímico uma performance. Por exemplo: fazer com que os amigos adivinhem a imitação de um coelho, um doce, um ovo... Haja criatividade para cumprir a missão! Todo mundo vai rir das tentativas de mímica.

Adivinhação de desenhos
Os mesmos papéis da brincadeira de mímica, descrita acima, podem ser usados nesse jogo. Use uma lousa ou uma cartolina grande e espalhe canetas coloridas pelo chão. A proposta é que a criança sorteie uma palavra e desenhe o elemento. Por exemplo: toca do coelho. Ela tenta fazer com que seus colegas adivinhem e deduzam que sua ilustração corresponde a isso.


E finalmente... caça aos ovos!

Depois de tantas gincanas, é hora de comer os ovos de Páscoa! Esconda-os pela casa e prepare uma trilha de pistas por onde o coelho tenha passado. Vale fazer pegadas de farinha de trigo (ou imprimir nossos moldes) e espalhar pedaços de algodão, rodelas de cenoura e bombons. Você pode deixar, junto com esses elementos, alguns papéis com dicas de onde estejam os chocolates. Por exemplo: desenhe uma geladeira, para que as crianças entendam que o doce está na cozinha. Será divertido!

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário